quarta-feira, 2 de maio de 2018

Livro do mês: As raízes do céu de Romain Gary


A história passa-se em 1956 e tem como ponto de partida a aventura de Morel, um francês que vive na então chamada África Equatorial Francesa e pretende combater o massacre de elefantes que alimenta o tráfico de marfim. As Raízes do Céu, um original de 1956, valeu o primeiro dos dois Prémios Goncourt que o autor francês (nascido na Rússia) Romain Gary recebeu.

“Só a arte – neste caso a literatura – pode ver assim tão longe, a perder de vista. Há uma fronteira entre o humano e o desumano que não pode ser ultrapassada”, diz o autor. E contra a escravidão imposta em nome de religiões, nacionalismos ou interesses económicos, ele ergue um livro: As raízes do céu. Este em nome do homem.”


Nota biográfica:

Romain Gary nasceu a 8 de Maio de 1914 em Vilnius, na Lituânia (então Polónia). Judeu de origem russa, emigra com a sua mãe para Nice em 1928. Foi um romancista, piloto da Segunda Guerra Mundial, diretor de cinema e diplomata francês. 
O êxito dos seus primeiros romances, Educação europeia e As raízes do céu (Prémio Goncourt 1956) tornam-no imediatamente um escritor famoso em todo o mundo. Em 1975, escrevendo sob o pseudónimo Émile Ajar, ganha de novo o Prémio Goncourt com Uma vida à sua frente.
Gary suicida-se em 1980, pouco mais de um ano depois do suicídio da sua ex-mulher Jean Seberg.

Para saber mais consulte:



Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!