quarta-feira, 14 de março de 2018

Natália Nunes (1921-2018)

Faleceu no passado dia 13 de fevereiro Natália Nunes. Ficcionista, ensaísta e tradutora, Natália Nunes foi autora de uma obra monumental que inclui memórias, um diário, romances, uma novela, contos, uma peça de teatro, ensaios e diversas traduções.

A par da sua actividade literária, desempenhou a profissão de bibliotecária-arquivista. Pertenceu à direcção da Sociedade Portuguesa de Escritores e foi casada com Rómulo de Carvalho.

O Jornal de Letras Artes e Ideias nº 1238 apresenta um destaque da autoria da professora Teresa Sousa de Almeida sobre a vida e obra de uma mulher que tinha "uma escrita poderosa, à frente do seu tempo."

Teresa Sousa de Almeida descreve a obra de Natália Nunes como sendo de "grande qualidade literária, incómoda, subversiva e original" e defende que esta deveria "figurar no cânone, não só pelos caminhos que abriu, mas também pela forma única como soube posicionar-se no campo literário português, assumindo com independência e coragem a sua dupla condição de intelectual e de escritora."

Por tudo isto convidá-mo-lo a descobrir os livros da autora que a Rede de Bibliotecas de Arganil tem disponíveis para si!







Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!