terça-feira, 29 de agosto de 2017

Sugestão de leitura: O Senhor dos anéis de J. R. R. Tolkien

O senhor dos anéis uma saga fantástica ocorrida na Terra Média, uma coligação de povos de mundos diferentes orientada por um mago, a bênção da bela rainha dos Elfos, uma Irmandade de raças que parte para a guerra contra o Senhor das Trevas são os ingredientes de uma história que já conta com mais de 100 milhões de leitores.

O tema primeiro da trilogia de O Senhor dos Anéis, da autoria de J.R.R. Tolkien, é a luta planetária entre o Bem e o Mal, contudo este interpenetra com outro: a amizade, o combate ao preconceito, a aceitação do «outro». As personagens principais pertencem a culturas e raças diferentes mas todas partilham características humanas: a imperfeição, o orgulho, a ambição de poder, a capacidade de destruir, mas também o amor, a solidariedade, o talento criador, a admiração pelo belo. 

Sauron, o Senhor dos anéis, encarna o mal. Fabricou um anel mágico com o qual pode escravizar todos os povos. Tendo-o perdido séculos antes, procura-o desesperadamente e reúne um exército para lançar o assalto final sobre os reinos dos homens e dos elfos. É para evitar a destruição que os povos livres se coligam. Homens, hobbits, elfos e anões formam uma irmandade cujo objectivo é a destruição do Anel.

Esta é uma obra que nos apresenta um mundo fantástico, irreal mas profundamente apelativo, descrito com um rigor e pormenorização excepcionais que convida a um verdadeiro mergulho na leitura e nos conduz a uma viagem épica.

Adaptado a partir de O Senhor dos Anéis de Maria Rosário Monteiro
Artigo publicado na revista do "Expresso" nº 1518 de 01/12/2001

Pode requisitar os livros da trilogia na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!