sexta-feira, 9 de junho de 2017

Prémio Camões 2017 atribuído a Manuel Alegre

O Prémio Camões de 2017 foi esta quinta-feira atribuído ao poeta e romancista Manuel Alegre, que se torna assim, aos 81 anos, o 29.º autor (e o 12.º português) a receber a mais importante consagração literária da língua portuguesa. (...)

“A obra de Manuel Alegre é muito importante do ponto de vista da poesia”, sublinha Paula Morão, lembrando que se comemoram este ano os 50 anos da publicação do livro O Canto e as Armas. Mas a ex-directora-geral do Livro e das Bibliotecas acrescenta que “a obra ficcional tem também muita relevância” e que a ensaística, “tendo menor dimensão em quantidade, não a tem em qualidade”.

E se a sua admiração pela obra bastaria para subscrever esta escolha, assume que também o percurso cívico de Manuel Alegre foi considerado. “Não podemos esquecer o lado da intervenção cívica, que, independentemente da opinião política de cada um, tem um lugar insubstituível na sociedade portuguesa das últimas décadas”, defende Morão, para quem “o exemplo cívico do autor muito contribuiu para a imagem que várias gerações de portugueses têm da figura do poeta”.


Saiba mais em:

DN online - Manuel Alegre vence Prémio Camões 2017

Aceda ao catálogo da Rede de Bibliotecas de Arganil e descubra quais os livros que temos disponíveis para si deste autor!

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!