quinta-feira, 1 de junho de 2017

Opinião de leitor: O círculo

O romance começa com a entrada de Mae Holland como funcionária de uma grande empresa ligada às novas tecnologias: o Circulo.

A princípio o leitor é confrontado pelo deslumbramento da protagonista perante as fabulosas e inovadoras condições de trabalho que a empresa oferece aos seus funcionários.

Mae começa por desempenhar funções num departamento chamado de Experiência do Cliente e rapidamente se vê rodeada de monitores: um para receber os pedidos dos clientes, outro para comunicar com os colegas do Inner Circle, outro para verificar o seu desempenho…

Tudo é medido, tudo é monitorizado.

Diariamente surgem no seio do círculo novas ideias para aplicação das novas tecnologias. Todas apresentadas e difundidas como importantes para a segurança e bem-estar das pessoas em geral.

Mae rapidamente assume um lugar de destaque na hierarquia da empresa. Ela torna-se “transparente” e na sua vida nada mais é segredo ou íntimo.

Embora mais actual, o livro “o círculo” pode ser comparado com o “1984” de George Orwell. Aquilo que há umas décadas atrás parecia utópico, é agora uma realidade cada vez mais real. Ao longo das páginas deste livro a reflexão, sobre as vantagens e desvantagens das novas tecnologias, e as suas aplicações, é inevitável.

A leitura deste livro é simultaneamente aliciante e perturbadora. Ninguém lhe ficará indiferente.

Miriella de Vocht

Livro disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!