segunda-feira, 1 de maio de 2017

Um poema de Goethe: Festa de Maio

Festa de Maio

Toda a Natureza
Em esplendor me acena!
Como brilha o Sol
E ri a campina!

E em todos os ramos
Há festa de flores
E enchem os arbustos
Vozes aos milhares,

E há em cada peito
Volúpia e prazer.
Oh Terra, oh Sol,
Oh sorte a sorrir,

Oh amor, amor,
Belo como oiro,
Qual nuvem na aurora
Sobre aquele outeiro,

Pelos campos frescos
Esparzes teus favores,
E espalhas pelo mundo
Fragrância de flores!

Oh moça, tão moça,
Como te amo eu!
O brilho em teus olhos
Diz-me que sou teu!

Ama a cotovia
O ar livre, o canto;
E as flores da manhã
Odores do céu – tanto

Como eu te amo a ti
Com meu sangue ardente,
A ti, que me dás
Juventude, alento,

E o prazer de novas
Danças e cantares.
Feliz sejas, tanto
Quanto tu me amares.

Obras escolhidas de Goethe: poesia
Lisboa: Círculo de Leitores, 1993
trad. João Barrento

Livro disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal de Arganil

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!