segunda-feira, 27 de março de 2017

Dia Mundial do Teatro 2017


Comemora-se hoje o Dia Mundial do Teatro, instituído em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro.

Um pouco por todo o mundo, a comunidade teatral e outras instituições culturais assinalam a data com acções diversas.

Uma das acções mais importantes é a circulação da Mensagem Internacional do dia Mundial do Teatro, escrita todos os anos por uma personalidade diferente. Esta mensagem pretende ser uma reflexão sobre o teatro e uma cultura de paz. A mensagem de 2017 é da autoria de Isabelle Hupert, atriz francesa.

“Na verdade, o teatro tem uma vida tão próspera que desafia o espaço e o tempo; as suas peças mais contemporâneas alimentam-se das realizações dos séculos passados e os seus repertórios mais clássicos tornam-se mais vitais e modernos sempre que se representam novamente.”
Isabelle Hupert

Também em Portugal está data é assinalada. A Sociedade Portuguesa de Autores, através da mensagem do encenador e cenógrafo João Brites demonstra a importância desta forma de expressão artística e um pouco por todo o país realizar-se-ão espectáculos de teatro com entrada livre.

“A arte de contar histórias, na mistura do discurso direto com o indireto, introduziu a habilidade de construir outras vozes, outras pessoas, a que poderiam corresponder outras sombras. Há mais de cinquenta mil anos ter-se-á colocado o problema da representação das coisas, e consequentemente o da memória e o da repetição. Ainda hoje é este mesmo problema que todos os dias tentamos resolver quando nos confrontamos com os públicos, e é ao procurarmos desenvolver essas competências estruturantes que nos apercebemos da sua importância na coesão das entidades individuais e coletivas.”
João Brites
Na Biblioteca Municipal de Arganil pode assistir à representação da peça "o sapo apaixonado"! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!