terça-feira, 8 de novembro de 2016

Livro do mês: O Rio Triste de Fernando Namora


O Rio Triste é o último romance publicado por Fernando Namora, significa o fim de um percurso como romancista. O livro, que reflete toda maturidade e refinamento estéticos de seu autor, apresenta um olhar atento sobre a sociedade portuguesa entre as décadas de 1960 e 1980, abordando as graves consequências da guerra colonial na África, a questão da emigração e, dessa vez tirando o foco da comunidade médica, traz à tona questões inerentes a literatos e jornalistas, inseridos num pano de fundo social que recria a difícil experiência de estar vivo num tempo de crise de valores e de perda, num tempo de esfacelamento das relações humanas essenciais.

Ana Carla Pacheco Lourenço Ferri in: 
Fernando Namora: o homem pela voz do escritor


Nota biográfica: Romancista, ensaísta, poeta e também pintor (1919-1989), Fernando Namora e autor de uma obra vasta e multifacetada. Iniciou-se na prosa em 1938 com As Sete Partidas do Mundo, ficção em moldes presencistas. Notabilizou-se com Fogo na Noite Escura (1943). Mais tarde, em 1948, escreveu a 1ª série de Retalhos da Vida de um Médico, e em 1963 escreveu a 2ª série. Trata-se de uma obra marcada pela vivência da sua profissão de clínico. Em 1954 saiu O Trigo e o Joio. Nessa mesma década sofreu Namora a influência do existencialismo, visível em obras como O Homem Disfarçado (1957) e Cidade Solitária (1959). O Rio Triste, publicado em 1982, é, porventura, um dos seus melhores romances.

Fonte: www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!