quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Centenário do nascimento de Vergílio Ferreira

Vergílio Ferreira por Dorindo Carvalho, 1993
Vergílio Ferreira é um dos mais importantes escritores portugueses revelados a partir da década de 40 do século XX, nasceu há cem anos, que se completam hoje, dia 28 de Janeiro.

Vergílio Ferreira nasceu a 28 de Janeiro de 1916, em Melo, uma pequena aldeia do Concelho de Gouveia. Os pais emigraram para os Estados Unidos e Vergílio passa a maior parte da sua infância com as tias maternas. 

Em 1926, com 10 anos, entra no Seminário do Fundão, onde esteve durante 6 anos. Experiência que lhe deixou marcas profundas e que ficcionou mais tarde em Manhã Submersa (1953).

Depois de deixar o Seminário, termina os estudos liceais na Guarda em 1935, e no ano seguinte ingressa na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Filologia Clássica, concluindo a sua licenciatura em 1940. Estagiou no Liceu D. João III, em Coimbra e leccionou em Faro, Bragança, no liceu de Évora e no Liceu Camões em Lisboa, onde ficou até à sua reforma.

A estreia literária de Vergílio Ferreira acontece em 1939 com a escrita da obra O caminho fica longe

Durante os anos que viveu e leccionou em Évora, Vergílio Ferreira publicou diversos livros: Vagão J. (1946); Mudança (1948); A face sangrenta (1953); Cântico Final (1956), entre outros.

Em 1959 publica Aparição, romance que lhe valeu no ano seguinte a atribuição do Prémio Camilo Castelo Branco da Sociedade Portuguesa de Escritores.

Alegria breve, publicado em 1965, valeu ao autor a atribuição do Prémio da Casa da Imprensa.

Em 1981 Vergílio Ferreira aposenta-se da função de professor de ensino secundário. Inicia-se nesse ano a publicação da série Conta-Corrente, que chegaria ao fim em 1994, com a publicação do nono volume. Conta-Corrente é um diário com textos do autor que abarcam o período de Fevereiro de 1969 a Dezembro de 1992. 

Em 1984 Vergílio Ferreira é eleito para a Academia Brasileira de Letras.

Em 1988 publica o ensaio Arte Tempo e é galardoado pela Associação Portuguesa de Escritores com o Grande Prémio de Romance e Novela pelo romance Até ao fim.

Em 1991 é lhe atribuído o Prémio Europália pelo conjunto da sua obra literária e em 1992 é eleito para a Academia das Ciências de Lisboa. Recebe também nesse ano o Prémio Camões.

Em 1993 para assinalar os 50 anos de actividade literária do escritor realiza-se na Faculdade de Letras do Porto um Colóquio sobre Vergílio Ferreira e é apresentada uma edição especial de Para Sempre, com ilustrações de Júlio Resende.

Vergílio Ferreira morreu em Lisboa no dia 2 de Março de 1996, aos 80 anos e em plena actividade criadora.

Autor de uma vasta obra no campo da ficção e ensaios, Vergílio Ferreira foi um autodidacta na escrita. Inicialmente ligado ao Neo-realismo, acabou por se desligar desse movimento literário, evoluindo a sua obra ficcional no sentido de uma temática existencialista e de um humanismo trágico. No campo do ensaio os textos de Vergílio Ferreira traduzem para além da interrogação filosófica sobre o destino do homem, uma reflexão sobre os problemas da arte e da civilização europeias.


Aceda ao catálogo concelhio para saber quais os livros do autor disponíveis na rede de Bibliotecas de Arganil.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!