quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Sugestão de leitura: A História interminável de Michael Ende



"Encontramos Bastian Baltasar Bux, um rapaz que rouba um livro, atraído pelo título A História Interminável, acreditando que ele sempre lhe pertençera."

Bastian refugia-se no sotão da escola para ler. O livro decorre em Fantasia, povoado por uma miríade de espécies onde reina a aceitação da diversidade. 

Há uma relação secreta entre a doença da misteriosa Imperatriz Criança e o nada que alastra e que ameaça de extinção Fantasia. É preciso embarcar na Grande Busca para encontrar o remédio para a Imperatriz e para Fantasia. Caberá, em primeira instância, a tarefa a uma figura de sonho, uma invenção do reino da poesia, de Fantasia, Atreiú munido do amuleto AURIN. São muitos os confrontos terríveis e muitos os encontros maravilhosos (a descoberta do outro em viagens perpétuas é tema recorrente) em territórios de abismo e encanto.

A narrativa de Bastian inscreve-se na narrativa de Fantasia; ao que conduzirá a ponte entre o mundo dos homens e um real irreal? Que propósito levará Bastian a Fantasia? Que caminhos percorrerá? Que desejos se realizarão e com que consequências? Que seres encontrará e como o ajudarão a alcançar a sua ‘ Verdadeira Vontade’?

Este livro chama para a leitura os leitores mal-amados, uma maneira de confirmar o poder da literatura para alguem tão solitário como Bastian.




Nota biográfica:

Michael Ende (1929-1995) nasceu na Baviera, Alemanha, e era filho do pintor surrealista Edgar Ende. Estudou na Escola de Teatro de Munique e durante alguns anos trabalhou como ator. Mais tarde, abandonou o teatro para se dedicar à literatura. A sua obra, que inclui vários títulos infantis e juvenis – entre eles o bestseller internacional A História Interminável, também publicado pela Presença -, recebeu variadíssimos prémios literários. Momo foi distinguido com o Prémio de Literatura Juvenil Alemã e o Prémio Europeu de Livros para a Juventude.


Para saber mais sobre o escritor e a sua obra consulte:

http://www.michaelende.de/en

Livros do autor disponíveis para empréstimo na rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil:
  • A história interminável de A a Z. 3ª ed. Lisboa : Presença, 1993. 308 p. ISBN 972-23-1736-9
  • Momo ou a estranha história dos ladrões do tempo e da menina que devolveu aos homens o tempo roubado. Lisboa : Presença, 1987. 198 p.
  • Jim Botão e Lucas, o maquinista. Lisboa : Meridiano, 1966. 246, [2] p.
  • Jim Botão e os 13 selvagens. Lisboa : Meridiano, 1967. 286, [2] p.
Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!