terça-feira, 1 de julho de 2014

Livro do mês: Cem Poemas de Sophia

ANDRESEN, Sofia de Melo Breyner - Cem poemas de Sophia. Paço de Arcos: Visão, 2004. ISBN 989-612-013-7

No mês que passam 10 anos sobre a morte de Sophia de Mello Breyner Andresen, escolhemos como livro do mês a obra Cem poemas de Sophia, como forma de recordar e homenagear a poetisa que na sua obra “cantou” os valores da democracia e os ideais de liberdade, tendo sido a primeira mulher portuguesa a ser galardoada com o Prémio Camões.

Na obra que destacamos "reúnem-se Cem poemas dos mais representativos de Sophia, nos seus múltiplos aspectos: o essencial de uma poesia que todos os portugueses devem conhecer e amar. Trata-se de uma antologia – como sublinha na introdução o organizador, José Carlos de Vasconcelos-, que mostra, em todo o esplendor, a fidelidade sem mácula de Sophia ao seu destino de Cantar.
Na incessante busca do que Lapidarmente sintetiza em três versos: a busca «De um país liberto/ De uma vida limpa/ De um tempo justo».”

Contracapa do livro

Quando

Quando o meu corpo apodrecer e eu for morta
Continuará o jardim, o céu e o mar,
E como hoje igualmente hão-de bailar
As quatro estações à minha porta.

Outros em Abril passarão no pomar
Em que eu tantas vezes passei,
Haverá longos poentes sobre o mar,
Outros amarão as coisas que eu amei.

Será o mesmo brilho, a mesma festa,
Será o mesmo jardim à minha porta,
E os cabelos doirados da floresta,
Como se eu não estivesse morta.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!