segunda-feira, 23 de junho de 2014

Viajar sem bilhete (II)

CHATWIN, Bruce - Na Patagónia. 1ª ed. Lisboa : Quetzal, 2007. 367 p. ISBN 978-972-564-724-0

Jornalista e um dos maiores escritores de viagens de todos os tempos, Bruce Chatwin alimentou durante anos o desejo de visitar esta região do Sul da Argentina. Um dia, em Novembro de 1974, deixou no jornal uma nota em que se lia: "Fui para a Patagónia." E assim o fez, por lá ficando por seis meses, dessa viagem nasceu Na Patagónia, um título de referência na história da literatura de viagens. Aqui se contam história de terras longínquas, as suas gentes, distância e solidão.


CADILHE, Gonçalo - África acima : uma viagem épica por um continente impressionante. 3ª ed. Lisboa : Oficina do Livro, 2007. 199 p. ISBN 978-989-555-267-2

África Acima recolhe crónicas semanais que Gonçalo Cadilhe foi escrevendo e publicando no jornal Expresso ao longo de vários meses. 
Como é seu hábito, Gonçalo Cadilhe recusou o transporte aéreo. Em autocarros e comboios, em balsas e bicicletas de ocasião, à boleia em camiões ou a pé com a mochila às costas, o viajante atravessou África desde o cabo da Boa Esperança, no extremo Sul, até ao Estreito de Gibraltar, no extremo Norte.
Oito meses, quinze países, 27 000 quilómetros e 50 000 palavras resultaram num livro sincero e deslumbrado, em que as amizades, o humor, a tolerância e a humildade conseguem vencer a miséria, a corrupção, as estradas desfeitas e o calor brutal de uma viagem épica por um continente impressionante. Na sua mais recente viagem, Gonçalo Cadilhe redescobre a magia e os mistérios de uma África que continua a fascinar os grandes viajantes.

fonte: www.wook.pt

TAVARES, Gonçalo M. - Uma viagem à Índia : melancolia contemporânea : (um itinerário). 4ª ed. Alfragide : Caminho, D.L. 2011. 456, [26] p. ISBN 978-972-21-2130-9 
     
Imagine uma aventura da mesma magnitude de Os Lusíadas, mas que fosse escrita hoje. Um homem que faz uma viagem à Índia, tentando aprender e esquecer no mesmo movimento, traçando um itinerário de uma certa melancolia contemporânea. É assim que os grandes críticos têm definido este livro, escrito por Gonçalo M. Tavares, um dos mais aclamados escritores portugueses da nova geração. 
    

Leia porque ler é viajar sem sair do lugar!

Nota: os livros apresentados encontram-se disponíveis para empréstimo na biblioteca Municipal de Arganil

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!