quinta-feira, 19 de junho de 2014

Viajar sem bilhete (I)

A Literatura de viagem é um género literário que consiste geralmente numa narrativa acerca das experiências, descobertas e reflexões de um viajante durante o seu percurso. O texto exibe normalmente uma coerência narrativa ou estética, de modo que a aventura pessoal do autor assume uma dimensão bem mais ampla, universal, diferenciando-se dos diários de viagem ou diários de bordo, que se caracterizam pelo simples registo de datas e eventos.

Geralmente baseada em relatos de viagens reais, a narrativa pode também ser ficcional, como acontece em "As Viagens de Gulliver", de Jonathan Swift. Entre os muitos exemplos famosos de literatura de viagem estão "As Viagens" de Marco Polo, ou a "Peregrinação" de Fernão Mendes Pinto.


O verão e as férias estão aí. Época de descanso, aventura, descoberta e frequentemente de viagens. 
Mas nem todos temos a oportunidade de viajar no verdadeiro sentido da palavra. 
A literatura de viagem enquanto género que relata experiências reais de viagem, oferece ao leitor a possibilidade de visitar lugares fantásticos, explorar sítios e recantos e conhecer novas culturas.
Através dos livros podemos viajar sem sair do lugar. 
Ao longo das próximas semanas acompanhe as nossas sugestões de leitura de literatura de viagem aqui no blog! 

Leia porque ler é viajar sem sair do lugar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!