sexta-feira, 6 de junho de 2014

Doutor Fausto de Thomas Mann


Doutor Fausto, redigido entre 1943 e 1947, é considerado o mais enigmático, ousado, significativo e genial romance de Thomas Mann. 

Neste romance é narrada a vida do compositor alemão Adrian Leverkuhn, através da visão de um amigo que o acompanha ao longo da vida e participa intensamente na sua evolução musical. À semelhança de Fausto da lenda, Adrian vende a alma ao diabo, a fim de viver o suficiente para realizar a sua grande obra: criar uma música inteiramente diferente e nova.

Este livro faz parte do período final da actividade criadora de Thomas Mann. Nele, música e política, realidade e símbolo, facto e ficção se combinam num grande panorama que, segundo Otto Maria Carpeaux, crítico literário austríaco, «alcançou uma altura na qual nenhum dos seus contemporâneos foi capaz de acompanhá-lo».

*************************************************************

Nota biográfica: Escritor de língua alemã, Thomas Mann nasceu em Lübeck, a 6 de Junho de 1875, numa família da alta burguesia. Durante a sua juventude foi defensor do nacionalismo alemão, no entanto quando Hitler começou a guerra, exilou-se e fez propaganda contra o regime nazi.

Recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1929 e o Prémio Goethe em 1949.

Thomas Mann é autor de uma obra literária vasta e rica, da qual fazem parte, entre outras: Os Budenbrooks (1901), Morte em Veneza (1912), A montanha mágica (1924) e José e os seus irmãos (1933-1943).

Thomas Mann morreu em Kilchberg (Zurique) em 1955, aos oitenta anos.

Leia, porque ler é um prazer!

Livro disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal de Arganil.
Consulte o catálogo concelhio para saber que outras obras do e sobre o autor temos disponíveis para si.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!