segunda-feira, 2 de junho de 2014

Cem anos de solidão de Gabriel Gárcia Márquez

«…Descobri, ao acordar, que tinha maduro no coração o romance de amor que havia ansiado escrever há tantos anos.»

Um dos melhores senão o romance máximo do século XX, obra-prima seminal, incomparável na criatividade, na novidade, na poderosa imaginação. 

Embora devendo alguma coisa do seu clima mágico à estrutura renovadora do Pedro Páramo de Juan Rulfo, outra obra prima do século passado, este imenso romance de Garcia Márquez ganha uma força e intensidade inexcedíveis na criação e na observação profunda das personagens que giram em torno do coronel Aureliano Buendía, herói dos impossíveis, e da sua complexa e numerosa família. A escrita é rigorosa e deslumbrante do ínfimo pormenor às grandes explosões de paixão das multidões. 

Figuras como as de Úrsula, de Pilar Ternera, de Rebeca e Amaranta, de Santa Sofia de la Piedad, de José Arcádio, da austera e preconceituosa Fernanda del Carpio são, nas suas contradições e ambiguidades, padrões de uma dilacerada Humanidade. 

Assistimos à chegada do comboio a Macondo e à transformação da vida que derrota Aureliano Buendía e todo o seu sonho, ou soberba, que começam a apagar-se. A infinita variedade de peripécias e de descobertas interiores enfim se desvanece no desencantado olhar do bastardo Aureliano Babilónia. 

Obra suprema, Cem Anos de Solidão vai ainda encantar comover, estimular as gerações que vierem depois de nós.

Urbano Tavares Rodrigues


Obra-prima da literatura contemporânea, traduzida em todas as línguas do mundo, Cem anos de solidão consagrou definitivamente Gabriel García Márquez como um dos maiores escritores do nosso tempo.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!