terça-feira, 1 de abril de 2014

Livro do mês: O último cabalista de Lisboa de Richard Zimler


O Último Cabalista de Lisboa, de Richard Zimler, é um romance histórico que tem como pano de fundo as perseguições aos judeus portugueses em finais do século XV, inícios do século XVI, durante o reinado de D. Manuel, e como personagem central Berequias Zarco, descendente de uma família de cristãos novos residente em Alfama. Abraão Zarco, o patriarca da família, iluminador e mestre respeitado da escola cabalística de Lisboa, fora assassinado em circunstâncias pouco claras durante os terríveis acontecimentos que marcaram a Páscoa de 1506, em que dois mil judeus foram mortos e os seus corpos queimados no Rossio. Vinte e três anos passados, Berequias Zarco, sobrinho de Abraão, recebe, na sua casa em Constantinopla, a visita de um jovem que lhe entrega as chaves da velha casa de Lisboa, e entende esse acontecimento como uma ordem do tio para regressar a Portugal. 

O Último Cabalista de Lisboa é o mais conhecido dos romances – já traduzidos em várias línguas – que o autor dedicou à saga da família Zarco. Richard Zimler, nascido em Nova Iorque em 1956, foi jornalista durante mais de dez anos no seu país. A residir em Portugal desde 1990, é actualmente professor de jornalismo na Universidade do Porto e tem a dupla nacionalidade, portuguesa e americana.

Mário Braga

Para saber mais sobre o autor, a sua obra e o seu trabalho, consulte:
http://www.zimler.com/conteudo.php


Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!