terça-feira, 11 de março de 2014

No ano Internacional da Agricultura Familiar planifique a sua horta

2014 foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Agricultura Familiar com o objectivo de garantir a alimentação, o bem-estar, combater a pobreza e proteger a biodiversidade.

A Agricultura Familiar inclui todas as actividades agrícolas de base familiar e está ligada a diversas áreas do desenvolvimento rural. 

Este tipo de agricultura é importante a nível ambiental, socioeconómico e cultural. A agricultura familiar e de pequena escala estão intimamente ligadas à segurança alimentar mundial e contribui para a preservação de alimentos tradicionais, bem como para uma alimentação rica e equilibrada. Este tipo de agricultura é também importante para combater a fome e a pobreza e contribui para o desenvolvimento sustentável.

66666666666666666666666666666666666666666666666666666666

A Primavera está a chegar e com ela os dias mais longos propícios a actividades ao ar livre, tais como a jardinagem e a agricultura.

Assim aproveitamos a ocasião para destacar alguns livros que poderão ajudar o leitor a planificar a sua horta, aproveitando o espaço, o tempo e os recursos disponíveis, decidindo sobre o que plantar e que actividades desenvolver no processo de cultivo.



Muitos são os processos de cultivo das plantas desde a simples sementeira às estacas de caule ou raiz, à enxertia, à divisão. De todos eles nos dá conta, completa e pormenorizadamente o “ABC do cultivo das plantas” da autoria de H. G. Witham Fogg.





Este manual fornece a todos os agricultores os conhecimentos técnicos básicos necessários ao desenvolvimento da agricultura, abordando aspectos tais como o clima, o solo, a fertilização e a calendarização hortícola. 







Se gostava de ter uma horta mas não sabe como começar, este livro indica-lhe o processo, apresenta-lhe os fundamentos para uma horticultura bem sucedida e ensina-lhe a decidir o que plantar, a planificar a horta, a cavar e a amanhar, a fertilizar e a regar, entre outros. 






Neste livro o horticultor encontra a indicação, para cada mês do ano, de quais as espécies hortícolas e variedades que deverá plantar e os melhores processos de o fazer, no sentido de obter os melhores resultados em quantidade e qualidade.






Este manual foi concebido a pensar naqueles que, dispondo apenas de alguns metros de terreno, estão interessados em iniciar o cultivo de uma pequena horta ou em melhorar a que já têm. Nele o leitor encontra informações de carácter geral sobre a laboração do terreno, assim como informações detalhadas sobre as várias famílias de plantas hortícolas.



Aceda ao catálogo em linha das Bibliotecas do Concelho de Arganil para saber que outros livros temos sobre esta temática!

Para saber mais sobre o Ano Internacional da Agricultura Familiar consulte:



Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!