segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Contos para adultos de Roald Dahl


O inesperado, o insólito das situações, a precisão e a concisão das narrativas (que frequentemente culminam num feroz humor negro) constituem em Roald Dahl uma constante, fazendo dele um dos contista contemporâneos mais apreciados.
25 contos, distribuídos por 3 volumes, vão prender a atenção do leitor, surpreendendo, assustando e divertindo.

“(…) contos que Roald Dahl com copiosa imaginação escreveu, decerto a pensar  em eventuais leitores exaustos e ameaçados de “stress” que, ao serão,  às vezes mais não pedem que o pequeno deleite de um livrinho ameno, dotado de discreto humor e exemplar concisão: cada conto economicamente medido, só quanto basta para, sem desperdício de tempo e palavras, dosear o imprevisto e a surpresa. (…)”

Fernanda Botelho


Nota biográfica:
Roald Dahl nasceu em Llandaff, no País de Gales a 13 de Setembro de 1916.
Em 1933, foi trabalhar para a Shell Oil Company, em África, até à eclosão da  Segunda Guerra Mundial.  Alistou-se então na Royal Air, mas foi ferido em combate, tendo sido colocado em Washington, D.C., como adido. Foi aqui que começou  a sua carreira de escritor, com um texto de sua autoria, sobre a sua experiência na guerra,  que foi publicado no Saturday Evening Post, com o título “Shot Down Over Lybia”.
Em 1943, publicou o seu primeiro livro para crianças The Gremlins.
Seguiu-se em 1961 o livro James and the Giant Peach e Charlie a Fábrica de Chocolates.
Foi a partir daqui que a carreira de Roald Dahl como escritor de livros para crianças começou de facto.
Roald Dahl escreveu também para adultos, tendo ganho o Edgar Allen Poe Award for the Mystery Writers of America por três vezes, em 1954, 1959 e 1980. Várias histórias suas foram adaptadas para televisão e foram integradas na rubrica Tales of the Unexpected, que passou em Portugal sob o título Contos do Imprevisto.
Roald Dahl morreu no dia 23 de Novembro de 1990, mas os seus livros continuam a ser lidos em todo o mundo.

Descubra o mundo de Roald Dahl em: http://www.roalddahl.com/

Livros disponíveis para empréstimo na Biblioteca Municipal de Arganil.


Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!