segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

É Natal

É Natal

É Natal!
As luzes coloridas cintilam, animadas,
no pinheiro da sala.
O aroma do pinho envolve-me: respiro com prazer.
O calor vivo da lareira afogueia-me o rosto e
deixo-me ficar, saboreando o momento.

É Natal!
Ouço o barulho dos foguetes, o burburinho das conversas
e os risos alegres. Uma paz doce envolve-me
e não consigo evitar a imagem frágil daquele menino,
remendado, frio e magro, que me olhava,
na esperança de uma moeda.

É Natal!
O rosto do menino continua a perseguir-me;
mesmo depois de lhe ter dado a moeda.
Sorriu e agradeceu-me.
- Feliz Natal! – ouvi ainda, enquanto me afastava…
Perdeu-se na multidão, sem rumo nem norte,
levando consigo o amanhã. Apesar de tudo,
conservava a ternura e a esperança de vir a ser feliz.

É Natal!
As minhas lágrimas acordam-me.
Sinto o sangue correr velozmente nas veias
e rezo por todos os meninos abandonados do Mundo.
Ouço agora, mais claramente, a pequena voz rouca
a dizer, num sorriso: - Feliz Natal!...


Lurdes Breda in Asas de Vento e Sal (p. 49-50)

VOTOS DE BOAS FESTAS E BOAS LEITURAS!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!