sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Viagem ao mundo da Filosofia II: Investigação sobre o entendimento humano de David Hume

An Enquiry Concerning Human Understanding (em inglês) é o título original de Investigação sobre o Entendimento Humano, livro do filósofo escocês David Hume, publicado em 1748.

Esta obra é uma simplificação de um livro anterior do autor, chamado Tratado da Natureza Humana. Desapontado com a recepção da obra inicial, Hume tenta neste livro expor as suas ideias de forma mais sintética e com um sentido mais pedagógico. O tema central da obra como o título indica é o conhecimento. David Hume discute nesta Investigação um problema filosófico fundamental: a questão dos «limites do conhecimento», e o tema de uma ciência do homem enquanto base de todos os ramos do saber.

Esta obra influenciou muitos pensadores, tanto nos anos seguintes ao seu lançamento como nos dias de hoje. 

A obra encontra-se dividida em 12 capítulos:

I- "Das diferentes espécies de filosofia"
II- "Da origem das ideias"
III- "Da associação de ideias"
IV- "Dúvidas cépticas sobre as operações do entendimento..."
V- "Solução céptica dessas dúvidas"
VI- "Da probabilidade"
VII- "Da ideia de conexão necessária"
VIII- "Da liberdade e necessidade"
IX- "Da razão dos animais"
X- "Dos milagres"
XI- "De uma providência particular e de um estado futuro"
XII- "Da filosofia académica ou céptica".

“(…) O propósito nuclear de Hume, que não se distingue do de muitos filósofos, antes e depois dele: [é] alcançar um fundamento sólido, sobre o qual se edifique todo o saber humanos, sobretudo o das ciências. Se, para Descartes, a raiz da filosofia, enquanto árvore do saber, era a metafísica, sendo o tronco a física e os ramos as outras ciências, para Hume, a raiz é a teoria da natureza humana, mas uma teoria empírica do homem. Foi convicção sua que uma teoria, cujo objecto reside nas faculdades intelectuais e psíquicas do homem, deveria constituir a base última de todas as ciências. (…)

Excerto da advertência do Tradutor, Artur Morão

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!