segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Livro do mês: Tudo é relativo de Tony Rothman


Morse inventou o telégrafo, Bell o telefone, e Edison a lâmpada... ou isso é o que somos levados a pensar. Numa disciplina tão enraizada em dados empíricos, surpreendemo-nos ao descobrir como a história da ciência pode estar tão cheia de apócrifos, incorreções e falsidades flagrantes. Em 'Tudo é relativo', o escritor e físico Tony Rothman corrige esses enganos de uma vez por todas, dando crédito àqueles que o merecem ao pôr fim a séculos de crenças mantidas ao longo da ilustre, mas ainda sim distorcida, história da ciência e tecnologia.

Fonte: www.wook.pt

"Combinando um talento de romancista com o rigor do cientista, o autor revela muitas histórias «porque sim» da física, da astronomia, da química, da biologia e da tecnologia. Nestas histórias o autor procura mostrar que as descobertas originais são a excepção, em vez da regra, sendo estas, quase sempre desenvolvimentos de criações de outros. 
“Napoleão disse certa vez: «A história é uma lenda com que concordamos.» Talvez fosse «fraude». De acordo com os entendidos, fez este comentário após Waterloo, quando Wellington lhe perguntou qual era a sensação de sofrer a derrota mais monumental da história. Napoleão respondeu: «A história é uma fraude com que concordamos», e foi exilado.
Este livro é o passeio de um amador pela história da ciência. Não é um livro sério. Os historiadores profissionais desdenharão, considerando que aquilo que digo é bem conhecido e que terei passado ao lado do que é realmente importante: os pormenores angustiantes. Os cientistas profissionais encolherão os ombros e dirão: «O que é que isto interessa? Nada disto afecta o curso do progresso.» Uns e outros provavelmente correctos. Agradeço aos historiadores a sua diligência, que pilhei sem piedade. Aos cientistas direi que, bem, sou um profissional e, se não pudermos lucrar com os erros dos nossos antepassados, poderemos ao menos entreter-nos com eles. (…)”

Excerto do prefácio

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!