terça-feira, 1 de outubro de 2013

Livro do mês: sensibilidade e bom senso de Jane Austen

Sensibilidade e Bom Senso de Jane Austen
Mem Martins : Europa-América, [19-?]. 233 p.

Sensibilidade e Bom Senso publicado em 1811, é o primeiro romance da autora inglesa Jane Austen
O romance conta a história de duas irmãs, Elinor e Marianne Dashwood. Com a morte do seu pai, as irmãs são deixadas numa frágil situação financeira, já que a herança que recebem é pequena, em contraposição com a parte que coube ao seu irmão John Dashwood, a quem é legada a propriedade da família. Como este se recusa a ajudá-las, elas vêem se forçadas a mudar de residência. Esta mudança implica em simultâneo uma mudança na sua condição de vida.
Esta é a história de duas irmãs, em que uma personifica a sensibilidade, e a outra o bom senso.
Uma história que proporciona ao leitor um retrato social e psicológico da pequena burguesia do século XVIII.

Excerto:

“Muitas foram as lágrimas que deitaram, no seu último adeus a um lugar tão querido. «Querida, querida Norland!», disse Marianne quando vagueava sozinha em frente de casa, na sua última noite lá passada. «Quando deixarei de sentir a tua falta?... Quando aprenderei a sentir-me em casa noutro lado?... Oh! Casa feliz, poderás saber o que sofro, observando-te deste sítio, de onde talvez nunca mais te aviste!... E vocês, bem conhecidas árvores… vocês continuarão na mesma? Nenhuma folha cairá por nós partirmos, nenhum ramos se tornará hirto, apesar de não vos podermos observar mais?... Não. Continuarão na mesma, inconscientes do prazer ou do desgosto que provocam e insensíveis a qualquer mudança dos que sob a vossa sombra passeiam!... Mas quem fica apreciar-vos-á?»”

"Sensibilidade e Bom Senso" tocou-me por ser um livro cheio de emoção e sentimento, bem como repleto de personalidades e, se por vezes, me identificava mais com Elinor, outras ocasiões revia-me em Marianne e, foi a meu ver esta vastidão de formas de ser, agir e comportar que tornou este clássico numa leitura, não só envolvente e cativante, mas também apelativa ao meu coração romântico de leitora que esteve até ao fim a torcer por desfechos felizes tanto para Elinor como para Marianne.”
Diana Barbosa

Esta obra foi adaptada ao cinema em 1995. O filme foi realizado por Ange Lee, e conta no seu elenco com os seguintes autores James Fleet, Tom Wilkinson, Harriet Walter, Kate Winslet, Emma Thompson e Hugh Grant.

Requisite o livro na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil e visionei o filme na Biblioteca Municipal.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!