sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Natália Correia: personalidade vigorosa e polémica

Faria hoje 90 anos, se fosse viva. 

Natália Correia nascida a 13 de Setembro de 1923 na Ilha de São Miguel, nos Açores faleceu no dia 16 de Março de 1993. 

Locutora, jornalista, cronista, poeta, prosadora, dramaturga e deputada ficou conhecida como dona de uma personalidade vigorosa e polémica. “Excessiva e transbordante, a sua escrita ameaçava os que não a conseguiam entender, e desafiava os que não tinham a sua coragem.”[1] Deixou-nos uma vasta obra literária, que abrange o conto, o romance, o ensaio, o teatro e a poesia. 

“Confesso que só conhecia uma faceta da múltipla personalidade de Natália. Conhecia a mulher de boquilha desafiadora, de paixões arrebatadas e pose deslumbrante, que frequentava tertúlias. A escritora polémica e talentosa, e a deputada possuidora de um sentido de humor muito especial, com brilhantes intervenções na Assembleia da República, ridicularizando episódios da vida parlamentar. A apresentadora do programa de televisão dos anos 80 “Mátria”, de forte presença, gestos teatrais e voz singular, que tinha tanto de extraordinária quão de assustadora.
Mas Natália é muito mais que isso… Natália possuía uma multiplicidade de carácter, que a torna até um ser por vezes contraditório. Capaz de enfrentar os maiores desafios com toda a frontalidade, sabia também ser dissimulada. Por detrás da aparente agressividade – que funcionava como defesa – esconde-se uma mulher frágil, terna e dócil, por vezes ingénua, capaz dos maiores actos de generosidade.”

Paulo Marques – Cadernos biográficos: Natália Correia 
Lisboa: Pareceria A. M. Pereira, 2008

Auto-retrato

Espáduas brancas palpitantes:
asas no exílio dum corpo.
Os braços calhas cintilantes
para o comboio da alma.
E os olhos emigrantes
no navio da pálpebra
encalhado em renúncia ou cobardia.
Por vezes fêmea. Por vezes monja.
Conforme a noite. Conforme o dia.
Molusco. Esponja
embebida num filtro de magia.
Aranha de ouro
presa na teia dos seus ardis.
E aos pés um coração de louça
quebrado em jogos infantis.

Natália Correia in Poesia Completa
Publicações Dom Quixote, 1999


Aceda ao Catálogo da Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil para saber que livros da autora temos disponíveis para si!

Leia, porque ler é um prazer!

[1] Maria Amélia Clemente Campos in Público nº 8556 (13.09.2013)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!