terça-feira, 7 de maio de 2013

Novidade na biblioteca: Caos de James Gleick



"O caos é uma espécie de ciência que lida com as partes do mundo que são imprevisíveis, aparentemente aleatórias... desordenadas, irregulares e indisciplinadas", explica James Gleick, autor de Caos: a criação de uma nova ciência.
 
Gleick, um dos mais proeminentes escritores de ciência da América do Norte, tornou-se uma sensação internacional com a publicação de Caos: a criação de uma nova ciência. Neste livro ele explica como, na década de 1960, um pequeno grupo de pensadores radicais perturbou a fundação rígida do pensamento científico moderno, atribuindo importância às pequenas irregularidades experimentais que os cientistas há muito haviam aprendido a ignorar.
 
Recorrendo a uma linguagem simples e acessível James Gleick explica a teoria do Caos. “Profundamente matemática na origem, o caos acabou por tornar-se uma ciência do quotidiano, levantando questões que todas as crianças se perguntariam: como se formam as nuvens? Por que razão há remoinhos numa corrente? Como sobe o fumo?
 
Depois de se ter lido Caos, já não será possível voltar a olhar o mundo com os mesmos olhos.”[1]
 
 “Onde o caos começa, a ciência clássica pára. Ainda que fosse muito antiga a existência de físicos que se interrogavam sobre as leis do Universo, o mundo continuava a ignorar tudo sobre as turbulências atmosféricas e marítimas, as flutuações das populações nómadas, as oscilações do coração e do cérebro. O lado irregular da natureza, o seu lado descontínuo e errático – constituíram sempre charadas, ou, pior, monstruosidades para a ciência.”


Excerto do prólogo

Leia, porque ler é um prazer!


[1] Transcrição da contra-capa do livro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!