quinta-feira, 9 de maio de 2013

Divulgando o fundo local XXXIII: Anthero da Veiga


ANTHERO DA VEIGA: REPUBLICANO, GUITARRISTA, DIPLOMATA
De Quaresma Ventura, Jorge Cravo, Luiz Alte da Veiga e
Manuel Alte da Veiga

Anthero Dias d’Alte da Veiga nasceu na freguesia de Cerdeira, Arganil, a 1 de Março de 1866, tendo falecido em Mogofores, Anadia, a 16 de Dezembro de 1960. Foi guitarrista exímio, compositor, político e diplomata.

Anthero da Veiga foi um dos primeiros guitarristas a dar concertos e a mandar construir uma guitarra adequada a este fim. Tendo rapidamente adquirido fama além fronteira.

Após a implantação da República, Anthero da Veiga tornou-se administrador do concelho e em 1921 foi nomeado Cônsul de Portugal na Corunha.

A biografia aqui destacada é o resultado de uma investigação levada a cabo pelo jornalista Quaresma Ventura, pelo Dr. Jorge Cravo e pelos seus netos Luiz Alte da Veiga e Manuel Alte da Veiga, publicada em 2010 numa edição da Câmara Municipal de Coimbra, em que são abordadas as várias facetas deste homem que foi um marco na história da guitarra de Coimbra.

“De facto, o regresso de Anthero da Veiga a Arganil, para iniciar a sua carreira de funcionário público, como escrivão do Juízo de Direito daquela Comarca, ocorreu por finais do século XIX. Já casado, desde 27 de Junho de 1892, com Ignácia Soares de Brito, excelente pianista e possuidora de vasta cultura musical, Anthero granjeou respeito e admiração entre os arganilenses, não só pela sua cultura e pelas suas qualidades profissionais e humanas, mas, igualmente, pela sua faceta de guitarrista. Este seu perfil humano levá-lo-ia, anos mais tarde, a ingressar na diplomacia (…). Mas, até lá, Anthero Alte da Veiga revelar-se-ia um dos mais destacados guitarristas da tradição musical coimbrã na transição do século XIX até ao início dos anos 20 do século seguinte.”

Excerto do livro

Nota: Livro disponível para consulta na Biblioteca Municipal

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!