terça-feira, 23 de abril de 2013

Novidade na Biblioteca: José Fanha Poesia

Publicado em 2012 este livro é uma coletânea de poemas escritos por José Fanha ao longo de mais de 40 anos. Considerado um dos maiores nomes da poesia portuguesa contemporânea, José Fanha é conhecido como poeta de intervenção cívica e pública, símbolo da luta pela liberdade e combate à exclusão.

Nas suas mais variedades manifestações Fanha destaca-se pela forma única como trata todos de forma idêntica, sejam crianças ou adultos e defende que o “local mais nobre para partilhar a palavra e fazer desaguar a poesia” é a praça pública.

“Vivi os meus primeiros anos com a minha avó Berta Emília que me contava muitas histórias, verdadeiras e inventadas, e que me passou o “vício” bom de ler e de escrever. Hoje, passados muitos anos, continuo a precisar de ler e escrever tanto como de ar para respirar.
(…) continuo apaixonado pela poesia e por histórias. Gosto de as escrever e gosto de ir a escolas e bibliotecas para ler poesia e contar histórias, porque a escrever histórias e a poesia nós deitamos cá para fora, e partilhamos com os outros, as nossas dores, os nossos sonhos e as nossas alegrias. E essa partilha é a coisa melhor que há na vida.”
 
José Fanha
Palavras

Permite
que as palavras
venham percorrer
os recantos mais sagrados
do teu corpo.

Permite 
que elas toquem
os segredos mais escuros e
perigosos.
E os mais bem guardados.
E os mais húmidos
da selva.


Permite
que as palavras fujam
das páginas perdidas de alguns livros
da cabeça dos santos
da boca dos poetas
e muito levemente
se insinuem
nos misteriosos recantos
onde nunca alguém chegou.

Para conhecer melhor o autor e a sua obra visite: http://www.josefanha.com/ 
ou requisite o livro apresentado na Biblioteca Municipal de Arganil.
 
Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!