quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia Mundial da Poesia - 2013

de Irina Bokova, Directora-geral da Unesco
 
A poesia é uma das mais puras expressões de liberdade linguística. É um componente da identidade dos povos que encarna a energia criativa da cultura, pelo que pode continuamente ser renovada.

O poder da poesia é transmitido de geração em geração nos textos de grandes autores consagrados e nas obras de poetas anónimos. Temos o dever de transmitir esse património - o legado de Homero, Li Bai, Tagore, Senghor e muitos outros – pois este constitui o testemunho da diversidade cultural da humanidade. Nós devemos cuidá-la e promovê-la como uma fonte de riqueza linguística e de diálogo.

Ao celebrar O Dia Mundial da Poesia, a UNESCO pretende também promover os valores que a poesia transmite, pois a poesia é uma viagem - não por um mundo de sonho, mas, muitas vezes pelas emoções, aspirações e esperanças individuais. A poesia dá forma aos sonhos de pessoas e expressa a sua espiritualidade nos termos mais enérgicos - incentivando-nos também a mudar o mundo.

Poetas de todos os países legaram versos atemporais em defesa dos direitos humanos, igualdade de género e de respeito às identidades culturais. Paul Eluard escreveu " freedom … I write thy name ". Para este dia, a poesia traz os ventos de liberdade e dignidade na luta contra a violência e opressão. Por todas estas razões, a UNESCO apoia os poetas e todos que publicam, traduzem, imprimem ou divulguem a poesia. A Unesco fá-lo protegendo a diversidade das expressões culturais e promovendo recitais de poesia listada como património cultural imaterial da humanidade, Uma das muitas formas de embelezar o mundo e construir a defesa da paz nas mentes de homens e mulheres.
Tradução livre da mensagem de Biblioteca Municipal de Arganil
 
 A Biblioteca Municipal de Arganil também celebra esta data, recordando que neste dia se assinala também o dia da árvore e da floresta.

Visite-nos e conheça a exposição de fotografia de Conceição Oliveira. “Um conjunto de fotografias onde é possível encontrar poesia, onde há poesia”. 

Na sala de adultos pode ver uma pequena mostra bibliográfica de livros sobre as árvores e a floresta, e também de livros de poesia. 
 
A uma árvore

Verde árvore sagrada,
Quantas vezes despertas no meu sonho,
Trazendo as graças dum Abril risonho
E os perfumes, o alvor da madrugada!

Verde árvore, num píncaro, sozinha,
Recamada de estrelas, à noitinha,
Entreabrindo em sorrisos de luar:
Minha alma embala com formoso jeito,
Qual mãe adormecendo o filho ao peito,
Qual fonte adormecendo o próprio ar!

Árvore, pelo vento desferida,
Como divina lira,
Teu ser por quem suspira?
Por mim, que sou a imagem dolorida,
A imagem triste
Do que já não existe;
Pelas aves que, mortas, dos Espaços
Tombaram, sobre o covo dos seus ninhos;
Por anónimos vultos, cujos passos
Se perderam na poeira dos caminhos;
Por essa luz que, uma só vez, brilhou;
Por tudo o que em saudade se tornou!

Árvore em flor,
Lenho sagrado,
Recebe-me em teu ser,
Quando eu morrer!

Isento do Pecado,
Darei sombras de Amor!

Mário Beirão in poesia completas

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!