quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Centenário do nascimento de Paul Ricoeur, filósofo e pensador francês

Paul Ricoeur é reconhecido como um dos mais importantes filósofos franceses do século XX devido à amplitude do seu pensamento e o impacto internacional da sua obra.

Paul Ricoeur nasceu em Valence a 27 de Fevereiro 1913 e faleceu em Chatenay Malabry, perto de Paris, a 20 de Maio de 2005.

Ensinou nas universidades de Estrasburgo, Sorbonne e Nanterre, onde foi reitor. Passou também pelas universidades de Louvaina (Bélgica) e Yale (EUA), onde fez uma importante obra de filosofia política. Ricoeur participou em debates sobre a linguística, a psicanálise, o estruturalismo e a hermenêutica, com um interesse particular pelos textos sagrados do cristianismo.

O seu trabalho estendeu-se aos mais variados campos, como a fenomenologia, o existencialismo, a psicanálise, a filosofia reflexiva, o estruturalismo, a filosofia analítica, a semiologia e a linguística ou a semântica e a hermenêutica, entre outras.

“Não é fácil aceder ao pensamento [de Paul Ricoeur] que, aliás, foi um pensamento sempre em evolução e movimento. Por isso, o próprio Ricoeur nunca dá da sua obra uma visão unitária e sistematizada, considerando o seu pensamento como uma sistematicidade fracturada – “sistematicité brisée”. A sua extensa obra, (mais de 500 títulos em artigos, conferências, colóquios, mesas redondas, actas e entrevistas…, algumas traduções, meia centena de prefácios a obras de outros autores e mais de 20 monografias, a maior parte das quais de sua autoria, algumas em co-autoria), caracteriza-se não só pela diversidade dos temas, como também pelo retorno sucessivo (um eterno retorno) a esses mesmos temas.”

Introdução à hermenêutica de Paul Ricoeur - Maria de Jesus Martins Fonseca

Livros do autor disponíveis na Biblioteca Municipal de Arganil:

Teoria da Interpretação. Lisboa : Edições 70, 1987. 109 p.
A Critica e a Convicção. Lisboa : Edições 70, 1997. 254 p. ISBN 972-44-0962-7
O que nos faz pensar?. Lisboa : Edições 70, 2001. 309, [3] p. ISBN 972-44-1057-9
Para saber mais sobre esta temática consulte:


Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!