segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Divulgando o fundo local XXV: A Comarca de Arganil - 100 anos da memória de um jornal

A Comarca de Arganil : 100 anos da memória de um jornal.
Arganil : A Comarca de Arganil, 2005. 209 p.

Foi a 1 de Janeiro de 1901 que se começou a publicar, em Arganil, o semanário A Comarca de Arganil. Volvidos 105 sobre a publicação do primeiro número deste jornal foi publicado o livro “A Comarca de Arganil: 100 anos da memória de um Jornal”, elaborado sob a coordenação de Regina Anacleto.

Neste livro a par de se traçar a história do Jornal, procura-se também transmitir ao leitor “o papel aglutinador da afirmação de uma região desprovida de riqueza e de influência” que a Comarca de Arganil teve ao longo dos anos.

Ao longo dos anos coube a este jornal espelhar as diversas realidades locais, lançar debates, avançar propostas, fazer eco das iniciativas locais que apontavam o progresso, adequar as suas mensagens ao ambiente cultural em que se inseria e acarinhar o associativismo local. (…) à A Comarca de Arganil coube ainda o papel (…) de acompanhar a ‘diáspora serrana’.[1]

Organizado em torno de 6 grandes temas este livro traça, portanto, em simultâneo a história do percurso d’ “A Comarca de Arganil”, bem como a história da Beira-Serra.

Este é um livro que destaca um passado perenizado nas páginas de um Jornal que se tornou uma referência no panorama da imprensa regional.


Leia, porque ler é um prazer!

 

[1] Excerto do prefácio da autoria de Regina Anacleto

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!