quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Divulgando o fundo local XXIII: Fernando Valle um aristocrata da esquerda

Fernando Valle: um aristocrata da esquerda da autoria do Jornalista Fernando Madaíl publicado pela editora Âncora em 2004 é uma obra que traça a biografia de Fernando Vale reconhecido por todos como um homem excepcional, um médico inexcedível e um grande defensor da liberdade e da democracia que deixou profundas marcas na história do concelho de Arganil.

De acordo com Almeida Santos, amigo do Dr. Fernando Vale “Este livro é a história do século passado dada na perspectiva de um homem que não quis ficar na história”, mas que a história não esquecerá. A obra dá-nos uma visão geral do tempo da resistência, do tempo da fundação do Partido Socialista, dos primeiros tempos do 25 de Abril e do tempo da consolidação da democracia, e encontra-se estruturada em 5 grandes capítulos temporais: 1900-1926 – Tempo de esperança; 1926-1945 – Tempo de Chumbo; 1945-1958 – Tempo Negro; 1959-1974 – Tempo de Mudança; 1974-2003 – Tempo de Liberdade.

Um livro incontornável para quem quer conhecer este grande humanista, que citando Manuel Alegre “traz consigo uma velha trilogia”: liberdade, igualdade e fraternidade e que de acordo com Miguel Torga “nenhuma prepotência o vergou e desviou do recto caminho cívico da tolerância, da justiça, da liberdade”.

Leia, porque ler é um prazer

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!