segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Divulgando o fundo local XXI: Piódão - aldeia histórica, presépio da Beira Serra

Piódão: aldeia histórica, presépio da Beira Serra: “Histórias, lendas e tradições” de José Fontinha Pereira

Publicado em 2004, são as histórias, lendas e tradições sobre o Piódão e a sua freguesia que preenchem este livro da autoria de José Fontinha Pereira, recuperando um passado colectivo e constituindo assim “o bilhete de identidade” da freguesia.

De acordo com A. Ventura o autor “conseguiu com a enxada da palavra arrotear montes e vales em busca de factos, coisas e pessoas, compondo a mais completa galeria que até hoje foi apresentada sobre a freguesia de Piódão”

Escrito numa linguagem simples e directa, o livro é constituído por seis partes: “Ao encontro do Piódão”; “O património”; “A história”; “As lendas”; “O Piódão, as tradições e as suas gentes” e “As dificuldades de sobrevivência e o desbravar da montanha”.

“Para descrever a história desta terra escondida entre as serranias do Açor e destes heróis serranos, só um homem que as viveu o podia fazer. Podia até nem ser um grande letrado, mas tinha que ser um homem que a tivesse vivido. E disso se encarregou José Fontinha Pereira que viveu todas estas coisas desde há mais de meio século e foi investigando, anotando e gravando na memória, guardando aquilo que lhe parecia mais importante para escrever um livro notável, que precisam de ler todos aqueles que se interessam pelo passado da freguesia do Piódão, inclusivamente pela sua luta no Movimento Regionalista.”

António Lopes Machado in A Comarca de Arganil nº 11477 (19.10.2004)

Leia, porque ler é um prazer!

1 comentário:

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!