sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Recordando Pessoa

 
No dia em que passam 77 anos da morte de Fernando Pessoa, um dos maiores poetas de língua portuguesa e inequivocamente, a mais complexa personalidade literária portuguesa e europeia do século XX, aproveitamos para divulgar os livros do autor disponíveis na Biblioteca e convidamos à leitura de dois dos seus poemas:
 
À noite
O silêncio é teu gémeo no Infinito.
Quem te conhece, sabe não buscar.
Morte visível, vens dessedentar
O vago mundo, o mundo estreito e aflito.
Se os teus abismos constelados fito,
Não sei quem sou ou qual o fim a dar
A tanta dor, a tanta ânsia par
Do sonho, e a tanto incerto em que medito.
Que vislumbre escondido de melhores
Dias ou horas no teu campo cabe?
Véu nupcial do fim de fins e dores.
Nem sei a angústia que vens consolar-me.
Deixa que eu durma, deixa que eu acabe
E que a luz nunca venha despertar-me!
 
In: Poesia I: 1902-1929
 
Porque esqueci quem fui quando criança?
Porque deslembra quem então era eu?
Porque não há nenhuma semelhança
Entre quem sou e fui?
A criança que fui vive ou morreu?
Sou outro? Vejo um outro em mim viver?
A vida, que em mim flui, em que é que flui?
Houve em mim várias almas sucessivas
Ou sou um só inconsciente ser?
 
In: Poesia II: 1930-1933
 
Alguns dos livros do autor disponíveis na Biblioteca:
  • A procura da verdade oculta : textos filosóficos e esotéricos. Mem Martins : Europa-América, D.L. 1986 
  • Aviso por causa da moral. Lisboa : Hiena, 1986 
  • Mensagem de Fernando Pessoa. Lisboa : Comunicação, 1986 
  • O Livro do Desassossego. Linda-a-Velha : Abril/Controljornal, 2000. ISBN 972-611-630-9 
  • O louco rabequista. 1ª ed. Lisboa : Presença, 1988 
Consulte o catálogo concelhio para saber que outros livros do e sobre o autor existem na rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil!
Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!