segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Livro do mês: A sala das perguntas

A SALA DAS PERGUNTAS DE FERNANDO CAMPOS

CÍRCULO DE LEITORES: 2000

A sala das perguntas é um romance histórico da autoria do escritor Fernando Campos e de acordo com as palavras do próprio apresenta dois enigmas que lhe trazem o picante do romanesco: o do nascimento e o da morte do protagonista: Damião de Góis. Usando a ficção o autor preenche os aspectos incompletos e as lacunas do discurso histórico oficial referentes à vida deste grande humanista português.

Damião de Góis (1502-1574), para quem não sabe, foi uma das figuras mais proeminentes do Humanismo Português pelo contacto que proporcionou entre Portugal e os grandes nomes da época, tais como o famoso Erasmos de Roterdão e Martinho Lutero. As críticas que teceu na sua historiografia erudita e ensaística a questões como a expulsão dos judeus, a matança dos cristãos-novos e a expansão portuguesa e as referências desfavoráveis que fez a tantos protagonistas do drama, que foi o reinado do Príncipe Perfeito, acabaram por ferir susceptibilidades e levaram a que lhe fosse instaurado um processo inquisitorial pelo Santo Ofício.

“Todo o romance gira em torno de um segredo, mais ou menos bem guardado, sobre a verdadeira paternidade de Damião de Góis, porém o enredo não se centra em desvendar este segredo, mas sim na procura do conhecimento do “eu”, das suas crenças, ideais e afectos, da sua relação consigo próprio e com os outros e, sobretudo, com a complexidade do momento histórico em que vive.” (1)

Quase todo o livro é narrado na primeira pessoa, é o herói da narrativa que nos dá conta dos aspectos mais relevantes da sua vida até ao momento em que é bruscamente interrompido pelo próprio assassino.

Excerto:

“Vai-me cansando de alinhar estas memórias. Deitado no catre, peguei hoje no meu esqueleto. Meti as mãos pelos hipocôndrios e senti-me a arcada das costelas. Com as pontas dos dedos palpei a minha queixada, sob a barba descuidada. Sei agora como há-de rir um dia, debaixo da terra, a minha caveira, depois de arrotado o banquete dos vermes…
No refeitório, a que já me permitem descer, torno a ver o fradezinho que me deu papel e pena para escrever. Sei que é ele por não saber quem ele seja, paradoxo que pareça.”

Nota biográfica:

Fernando da Silva Campos nasceu em Águas Santas, no concelho da Maia a 23 de Abril de 1924.
Estudou na universidade Coimbra onde se licenciou em Filologia Clássica e foi professor no Liceu Pedro Nunes, em Lisboa.
Para além de algumas obras didácticas e pequenas monografias de investigação etimológica e literária e autor de vários romances históricos.

Leia, porque ler é um prazer!

(1) Ana Margarida Ramos – Recensão: a sala das perguntas de Fernando Campos
Disponível em: http://sweet.ua.pt/~anaramos/recensao-sala-texto.pdf (acedido a 02.08.2012)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!