segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Fundo local enriquecido

Um retrato de Moura da Serra de Nuno Lisboa Ramos

“Moura da Serra é uma pequena aldeia com uma longa história, envolvendo mouros e romanos. Este livro é uma forma modesta de dar a conhecer a sua história, a criação da freguesia, as tradições e os costumes dos mourenses, para que não caiam no esquecimento e a sua história seja perpetuada. “

In: Jornal de Arganil nº 4341 (28.08.2012), p. 4

“Um retrato de Moura da Serra é mais do que o clique que o título anuncia, porque nas suas cerca de 150 páginas se encontram retratos e olhares de muitas das povoações e lugares da freguesia, documentados através de jornais, entrevistas e documentações dos órgãos públicos da aldeia e da freguesia. E as memórias das gentes, esse acervo histórico de relevante e apaixonante riqueza.”

Nuno Mata in A Comarca de Arganil nº 11963 (05.07.2012), p. 11

As últimas crónicas (memórias regionalistas) de António Lopes Machado

De acordo com o prefácio do autor este volume reúne as suas últimas crónicas “sem qualquer preocupação do tempo ou do lugar”. A par das crónicas cujo tema central é o regionalismo, “o jornalismo e as viagens, a história e a busca do desconhecido em terras distantes, não deixam de estar presentes”.

O livro encontra-se assim organizado em 4 capítulos distintos: Temas regionalistas; Viagens, Divagação pelas ordens militares e religiosas e A Comarca de Arganil.

António Lopes Machado tem mais de uma dezena de livros publicados. Colaborou e é actualmente director do jornal A Comarca de Arganil, foi vice-director e editor da revista Arganília e é um grande impulsionador e divulgador do Movimento Regionalista da Beira.serra.

Este livro, que é a sua obra mais recente, é dedicado pelo autor a “todos os meus amigos e companheiros do Movimento Regionalista Arganilense, com quem convivi ao longo de cerca de sessenta anos, sempre em fraternal convívio e amizade.”

Nota: Os livros apresentados estão disponíveis para empréstimo na biblioteca. O livro Um retrato de Moura da Serra pode ser adquirido na nossa livraria.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!