sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Divulgando o fundo local X: Arganil

Arganil de Regina Anacleto
Lisboa: Presença, 1996

Para quem quer conhecer um pouco da história de Arganil, bem como o seu património arquitectónico religioso, o livro “Arganil” da autoria da Prof. Drª Regina Anacleto é sem dúvida uma obra de referência. 

“As origens míticas de Arganil perdem-se em tempos lendários, tão antigos como as viagens da nau Argo. Porém esta interessante monografia está solidamente fundamentada nos recursos que as ciências põem ao dispor do historiógrafo para reconstituir a lenta evolução das relações entre os homens e o espaço geográfico que escolheram como habitat, ao longo dos séculos. A preocupação, e o gosto, da autora, ao elaborar este volume, foi o de "avivar a memória colectiva" que se sedimenta em cada pedra, edifício, monumento, cada recanto, ritual, costume, cada nome que ficou associado à história da vila, sinais que lhe conferem personalidade única e que fazem dela parte inalienável da nossa identidade cultural. Com grande rigor e com uma peculiar arte de escrever, Regina Anacleto conduz-nos pelos meandros desta corrente que liga o passado remoto ao presente, nesta comunidade específica que é Arganil.”

Fonte: www.wook.pt
 
Regina Anacleto é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e doutorada em História de Arte pela mesma universidade com a tese Arquitectura Neomedieval Portuguesa. O seu trabalho de investigação tem se desenvolvido em torno da arte portuguesa dos períodos neoclássico e romântico, bem como sobre a História da sua terra Natal, Arganil. Neste campo para além de ter publicado as monografias Concelho de Arganil: História e arte e Arganil , publicou diversos artigos relacionados com a história de Arganil no Jornal A Comarca de Arganil e na Revista Arganília.
 
Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!