sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Divulgando o fundo local VI: Poesia popular

Poesia popular: antologia de Fernando Marques Correia

Poesia popular: antologia é a única obra de Fernando Marques Correia e foi publicada postumamente por iniciativa de uma das suas netas. Conforme se pode ler na nota biográfica que consta no livro, foi “já em avançada idade, mas com um espírito lúcido e extremamente crítico, que sempre o caracterizou, por volta dos setenta anos” que o autor começou a escrever. Sobretudo poesia.

A mensagem destes poemas, “é a mensagem de um homem do século XX, que se exprime numa linguagem popular, usando versos curtos para comunicar, tanto para expressar o seu apreço como os suas mais agudas críticas.”

Fernando Correia escreve “sob a forma de reflexão introspectiva, analisando vivências e modos de vida na sociedade em que se insere”. Nos seus escritos também está expresso o seu carinho pela sua terra natal, Barril de Alva.

“O seu amor pela vida é um enaltecimento à simplicidade, e este livro é o seu reflexo.”

Meditando
-Poema-

Confesso-me Poeta popular!..
Por vezes, talvez virtual
Distanciado do que é real!..
Mesmo assim vou continuar
Creio que me vão desculpar
A minha insensata ousadia!..
Mas certamente que um dia,
Minha Poesia vai acabar.
Nisso, nem quero pensar
Tenho grande desejo de viver
Até minha Mente “querer”
Mas, só DEUS pode destinar.

Novembro/1999

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!