sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Divulgando o fundo local V: A memória dos outros

A memória dos outros de Marcello Duarte Mathias

O embaixador Marcello Mathias é um dos diplomatas mais conhecidos da política externa portuguesa, mas é também um ensaísta exímio como se demonstra pela recolha destes seus quarenta e oito ensaios e crónicas. Nestes textos breves o autor dá o seu testemunho de fino observador da realidade que o cerca, bem como de figuras e obras que o marcaram no correr dos dias.

Ao agrupar os seus trabalhos publicados de forma dispersa o autor dividiu-os em quatro partes. Na primeira foca diversas figuras de características tão diversas como Almada Negreiros, Vitorino Nemésio, Raymund Aron, Borges, etc. Na segunda parte tece comentários sobre «pintores» a propósito de exposições, na terceira aborda uma grande diversidade de temas e personalidades que lhe mereceram comentários desde Kisinger a Woody Allen, passando pelo xadrez e a beleza feminina. Para rematar esta obra de pinceladas tão variadas, que se lêem com muito agrado, apresenta três textos autobiográficos.

Os textos aqui considerados revelam plenamente a enorme capacidade e facilidade de intervenção de Marcelo Matias surpreendendo-nos pelo brilhantismo da exposição que revela ao encarar aspectos tão diversos do panorama cultural, político e do quotidiano que o rodeia, despertando o leitor para o interesse dos temas tratados, mesmo que muitos dos assuntos abordados o sejam numa perspectiva de opinião pessoal e possam não ser alvo do interesse para um leque de público muito amplo, tanto mais que por vezes se poderá admitir estar perante uma certa dispersão do autor, sem que tal eventual atitude diminua o virtuosismo da enorme capacidades de escrita que revela.

Recensão de José Manuel Garcia

Nota biográfica: Marcelo de Zaffini Duarte Mathias nasceu em Lisboa em 1939. Ligado à Benfeita por laços familiares é filho do Embaixador Marcello Mathias e neto do grande regionalista Dr. Mário Mathias.
Fez os estudos secundários em Paris, frequentou a Universidade de Oxford e licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa.
Tem publicados os seguintes livros: A felicidade em Alberto Camus; No devagar depressa dos tempos; Notas de um diário: 1962-1969; Mas é no rosto e no porte altivo do rosto e A memória dos outros.

A Memória dos Outros (2001) obteve o Prémio D. Diniz da Fundação Casa de Mateus e o Prémio de ensaio Jacinto do Prado Coelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!