sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Divulgando o fundo local IV: Contos singelos

Contos singelos de António Nogueira Gonçalves

Contos singelos é uma obra que reúne vários textos inéditos do Padre António Nogueira Gonçalves que ele próprio entregou à guarda da Câmara Municipal / Biblioteca Municipal de Arganil para que fossem publicados após a sua morte.

A capa do livro é a reprodução da caixa onde o autor guardou os manuscritos tendo escrito, pelo seu próprio punho, o título da obra. 

Coube à Biblioteca Municipal de Arganil a responsabilidade da transcrição e organização dos textos. O livro é ilustrado com pequenos desenhos feitos pelo autor.

Ao todo, esta obra, é composta por sete contos e cinco poemas que revelam, de acordo com Regina Anacleto, a quem coube a apresentação do livro “uma faceta desconhecida” de um Homem “que foi considerado o maior especialista de vários ramos do saber artístico. Estamos perante um conjunto de contos e poemas que traduzem a sensibilidade da alma de quem os escreveu. (…) Ao lê-los desnuda-se o invólucro que rodeava o historiador consciencioso e seguro, para surgir o Homem simples, sensível e bondoso.”


Nota biográfica: Nascido em 22 de dezembro de 1901, em Sorgaçosa, Arganil, António Nogueira Gonçalves veio a falecer em 25 de dezembro de 1998, na cidade de Coimbra, onde estudou e foi ordenado sacerdote aos 24 anos de idade.
Na década de 30, sob a direcção de Vergílio Correia, começou a trabalhar no Museu Machado de Castro que dirigiu entre 1944 e 1951, embora nunca tenha sido oficialmente nomeado para o cargo de director.
Leccionou Literatura Antiga e Moderna, Arqueologia e História de Are no Seminário Maior de Coimbra e mais tarde ensinou História de Arte Portuguesa e Ultramarina na faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
O seu imenso saber e a enorme dedicação ao seu trabalho ficaram para sempre patentes nos inventários do Museu Machado de Castro, nos catálogos de ourivesaria, têxteis e cerâmica, e nos mais de 300 títulos publicados abrangendo, além daqueles temas, a arquitectura e a escultura da Idade Média e da Renascença.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!