sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Divulgando o fundo local III: Paisagens de Eduardo Macieira

Paisagens é um livro de poesia escrito por Michael Gonçalves sob o pseudónimo de Eduardo Macieira. Como o próprio autor informa este surgiu ainda enquanto estudante quando participou num concurso literário em que o regulamento determinava que os participantes usassem um pseudónimo.

“Como todos os poetas, Eduardo Macieira rapidamente iniciou uma longa caminhada de amadurecimento estético, artístico e emocional. Após a manifestação signatária no concurso, transfigurou-se num importante protector de recatados segredos sentimentais, assumindo frequentemente a autoria de correspondência pessoal que pretendíamos manter anónima…”

Desde cedo o autor de Paisagens manifesta interesse pela escrita e vários são os textos da sua autoria que ao longo dos anos foram surgindo na comunicação social. Antes da publicação deste livro de poesia, viu publicados “Castanheiro dos Portos – uma árvore de interesse público”, em 2000 e uma colectânea de poemas “O canto do Sarzedo”da qual foi organizador, em 2007.

O livro que agora destacamos contem poemas simples com mensagens densas onde se canta o amor e se apela à protecção da natureza.

Paisagens de Eduardo Macieira inclui poemas desde que o autor começou a escrever, aos 14 anos, até aos dias de hoje, pelo que há um conjunto de temas repetidos, mas cuja visão dos mesmos se vai maturando devido à evolução pessoal do seu autor.

Criança sorridente

Num sorriso inocente
Cada criança
Irradia inconsciente
Uma fonte de esperança
Para este mundo doente.

Num sorriso genial.
Cada criança
Mostra triunfal
Uma absoluta confiança
Na harmonia universal.

Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!