sexta-feira, 1 de junho de 2012

Livro do mês: diálogos para o fim do mundo

Diálogos para o fim do mundo de Joana Bértholo
Alfragide : Caminho, cop. 2010.

Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho 2009, da Câmara Municipal de Loures

“Este é um romance que atrai desde logo a nossa curiosidade em virtude da opção da autora por um formato narrativo que é dos mais difíceis dentro da tradição modernista. Refiro-me à organização da narrativa pelo cruzamento de diferentes estórias de vidas pessoais e familiares, bem como aos saltos no tempo por que a narrativa vai alargando o próprio espaço de representação e, ao mesmo tempo, estimulando a imaginação do leitor. Começando (…) no Uzebequistão e numa família (a família Kozak) cujas dificuldades obrigam o pai a emigrar para o Brasil, a narração vai nuclearizando essa saga de modo a torná-la numa espécie de guia para os mais diversos cruzamentos com a história da Europa, designadamente as suas guerras, e com episódios tão conhecidos e emblemáticos como o naufrágio do Titanic. Estas camadas de atenção aliam-se a outras de reflexão directa ou indirecta acerca do carácter predador do ser humano e à cegueira que o conduz a acções destruidoras do equilíbrio com a natureza.

A formatação do romance é de índole marcadamente experimentalista, isto é, a autora vai experimentando várias patamares de construção nos quais cabem ou se misturam, por exemplo, repetições deliberadas de determinadas passagens ou afirmações, bem como ironias acerca da própria narrativa – como os comentários no início dos capítulos ou a inscrição de um índice antes do romance acabar. Sugere-se assim uma espécie de afirmação da memória do próprio conteúdo narrado, revelando-se, por outro lado, aliás, um controlo muito forte da narrativa por parte da autora.”

Manuel Frias Martins
Fonte: http://www.unscratchable.info/files/manuel-frias-martins.pdf

“Sem veleidades de grandiloquência ou presumida discursividade filosófica, sem alardear uma retórica pedante, esta escrita tem o condão de ser autêntica, o que muito resulta da sua originalidade. Imaginativo, aqui e ali algo obscuro, sempre desconcertante (como a isso já aludimos), este romance não será um tsunami, mas no mínimo um fulgurante meteorito será. Romance in-progress, a si mesmo se desenhando e mostrando-se ao leitor nesse processo, mecanicamente jogado entre o lúdico e o racionalizado, «Diálogos Para o Fim do Mundo» escapa a géneros ou fórmulas pré-existentes. E só por isso merece ampla leitura e reconhecimento.”

Pedro Teixeira Neves
Fonte: http://www.pnetliteratura.pt/critica.asp?id=1898

A autora:

Escritora e investigadora, nasceu em Lisboa em 1982, onde estudou Artes e se licenciou em Design de Comunicação. Fez Erasmus na Bélgica, estagiou e fez projectos de voluntariado pelo mundo, e foi turista em vários destinos.

Mais informação em: http://www.unscratchable.info/



Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!