segunda-feira, 30 de abril de 2012

Novidade na biblioteca: Dicionário das crises e alternativas"

O “Dicionário das Crises e Alternativas”, elaborado conjuntamente por mais de uma centena de investigadores do CES (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra), visa de acordo com Boaventura de Sousa Santos, fundador e dirigente do CES, “contribuir para aumentar a capacidade de controle das cidadãs e dos cidadãos sobre o que lêem, ouvem ou vêem, entendendo o que é dito e o que fica por dizer, abrindo espaço para pensarem outras soluções alternativas para os seus problemas e não para os problemas dos mercados, que parecem ser agora as únicas entidades com direito à estabilidade e à esperança. (Jornal de Letras nº 1084 (18.04.2012)

O “Dicionário das Crises e das Alternativas” foi assim chamado, no plural, porque, nas palavras de Boaventura de Sousa Santos, "não vivemos uma crise mas sim uma pluralidade de crises sobrepostas [...]. Do mesmo modo, o pensamento único que subjaz às políticas de austeridade em curso não se combate com uma alternativa única, mas sim com um pensamento plural..." (Jornal de Letras nº 1084 (18.04.2012)

Leia, porque a "Leitura é exercício da condição de pensar, 
é alimento para a imaginação, é refinamento do espírito.”

Luzia de Maria; "in Leitura & Colheita - Livros, leitura e formação de leitores, Editora Vozes, 2002

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!