quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Novidade na biblioteca: Avaliação comunitária de uma população de idosos

O livro Avaliação comunitária de uma população de idosos foi um trabalho elaborado por Rogério Manuel Clemente Rodrigues, professor na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, especializado em Enfermagem de Saúde Pública, Mestre em Saúde Pública, pela faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e Doutorado em Ciências da Enfermagem, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.

Neste estudo o autor descreve com rigor científico os determinantes no processo de envelhecimento. “A evolução demográfica verificada nas sociedades ocidentais, com aumento da longevidade e baixa na natalidade, tem conduzido a uma estrutura etária que se caracteriza por envelhecimento demográfico”. Nesse sentido e pensando na qualidade de vida dos cidadãos com 65 anos ou mais, o autor avalia “duas componentes essenciais para o planeamento da prestação de cuidados de saúde e para a alocação: o estado funcional e a utilização e necessidade sentida de serviços.”

Este trabalho é sem dúvida um excelente contributo para todos aqueles que trabalham com idosos na medida em que faz um diagnóstico minucioso sobre o estado da saúde funcional dos idosos e de quais os recursos de que mais precisam.

Nota: O livro apresentado encontra-se disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!