segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Concurso de Leitura 2012: "Lê melhor quem lê mais"

A Câmara Municipal de Arganil através da Biblioteca Municipal Miguel Torga e com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Arganil – Bibliotecas Escolares vai organizar a 6ª edição do concurso “Lê melhor quem Lê mais”.
Este concurso, que tem constituído um êxito em anos anteriores, apresenta como objectivos: promover hábitos de leitura e desenvolver o gosto pela leitura em voz alta em crianças que frequentam o 4º ano de escolaridade.
O concurso desenvolve-se em duas eliminatórias e a final. A primeira eliminatória decorre em sala de aula onde o professor de turma organiza a primeira prova que permitirá escolher os três melhores, que passarão à eliminatória seguinte.
A segunda prova acontece na Biblioteca Escolar onde o júri, nomeado pela Professora Bibliotecária do Agrupamento que coordena as Bibliotecas do 1º ciclo, escolherá o representante da turma na final.
A final irá realizar-se no dia 21 de Março no Auditório da Biblioteca Municipal e serão atribuídos os 1º, 2º e 3º lugares por um júri nomeado pela Câmara Municipal.

Os critérios para a escolha dos melhores são:

- Leitura sem “atropelos”, em que se nota que a criança conhece e lê de forma natural as palavras.
- Boa dicção, a criança para além de ler bem, pronuncia bem as palavras, demonstra que conhece perfeitamente os sons.
- Tornar a leitura um prazer para quem ouve, a leitura é expressiva e há harmonia entre as palavras, os sons e os significados
- Grau de dificuldade do texto escolhido, as palavras que constituem o texto são de difícil articulação e o texto é complexo
- A qualidade do texto escolhido, qualidade literária, as palavras e os sentidos.

As provas decorrem em duas fases:

1ª – A criança é convidada a ler um texto que escolheu e preparou.
2ª – A criança é convidada a ler um texto que lhe é dado no momento.

As duas prestações são avaliadas individualmente e os vencedores são aqueles que conseguirem pontuação mais elevada nas duas fases.

Conhecendo o entusiasmo com que as crianças têm vivido as edições anteriores deste concurso e o empenho que colocam na sua preparação, estamos certos de que será de novo uma prova de grande qualidade.

As inscrições estão abertas até 31 de Janeiro de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!