terça-feira, 8 de novembro de 2011

Promoção da leitura nas Bibliotecas Públicas

No âmbito dos estudos promovidos pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), o Observatório das Actividades Culturais (OAC) realizou, em 2009, um inquérito às bibliotecas públicas municipais portuguesas com o objectivo de as caracterizar quanto às actividades de animação cultural que realizam bem como os projectos de promoção da leitura postos em prática.
Este estudo é da autoria de José Soares Neves e Maria João Lima e foi encomendado pelo Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação do Ministério da Educação.

Este estudo, pretende dar resposta a questões como: “Quais os serviços e espaços de que dispõem as bibliotecas públicas municipais? Quantos os utentes? Quais as actividades realizadas, com que regularidade e com que objectivos? Quais os destinatários ou públicos-alvo dessas actividades? Em que locais se realizam? Em que contextos institucionais elas são promovidas e realizadas? Quais as orientações programáticas das políticas culturais para o sector? Em concreto, em que medida as actividades correspondem às orientações do Plano Nacional de Leitura (PNL) de que as bibliotecas públicas são um dos parceiros estratégicos? (…)
Quais os projectos de promoção da leitura que os responsáveis pelas bibliotecas consideram particularmente significativos? Quais os seus objectivos, quais os públicos-alvo, qual a duração e quais os instrumentos de avaliação utilizados?"

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!