quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Livro do mês: O diamante de Jerusalém de Noah Gordon

Esta é a história de Harry Hopeman, um homem apaixonado por diamantes, vindo de uma família ligada a diamantes; do seu amor por uma notável mulher iemenita, e da sua meticulosa procura por um diamante antigo e valioso cuja história está intrinsecamente ligada ao passado do povo judeu.
Para reconstruir a trajectória desta pedra rica em história e sagrada em tradição, Noah Gordon utiliza a arte fascinante de historiador e ficcionista, conduzindo-nos desde os tempos bíblicos até às guerras políticas contemporâneas.
O Diamante de Jerusalém é em simultâneo uma aventura emocionante, uma história de amor e uma viagem cativante pela história, escrito de forma extraordinária e com uma trama envolvente, é um livro que nos prende até ao fim.

Excerto:

“ (…)
- A outra pedra interessar-lhe-á mais. Um diamante grande. Amarelo, do tipo a que vocês chamam canário.
- Qual o seu interesse neste canário? – perguntou Alfred em tom inocente.
- Já assinalei que se pensa que o manuscrito de cobre é um registo de tesouros escondidos saídos do Templo. David Leslau acredita que este diamante é um desses tesouros.
- Do Templo? – Harry estava acostumado a trabalhar com pedras preciosas religiosas, mas a ideia de um objecto do Templo enchia-o de admiração e respeito.
- Leslau crê saber onde poderia ter sido o esconderijo ritual do diamante. Diz que saiu de um genizah profanado.
Harry disse num tom abafado:
- Que tamanho tem essa pedra?
- É grande. – Akiva consultou um pequeno bloco de apontamentos. – Duzentos e onze quilates.
Alfred Hopeman olhava-o estranhamente.
- Trata-se do Diamante da Inquisição – disse Alfred imediatamente. (…)”

Nota biográfica sobre o autor:

Noah Gordon nasceu a 11 de Novembro de 1926 nos Estados Unidos da América em Worcester, no estado de Massachusetts. Os seus romances falam sobre história da medicina, ética médica e mais recentemente começou a focar em temas relacionados com a Inquisição e a herança cultural judia. Serviu no exército americano durante a Segunda Guerra Mundial. Formou-se como jornalista em 1950. Actuou como editor de algumas revistas científicas e publicou o seu primeiro romance «Rabbi» em 1965.

 Leia, porque ler é um prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!