quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Centenário do nascimento: Manuel da Fonseca e Alves Redol

Assinala-se este ano o centenário de dois escritores portugueses, nomes maiores do neo-realismo português e figuras de destaque na literatura e cultura portuguesas: Manuel da Fonseca (15/10/1911 – 11/03/1993) e Alves Redol (29/12/1911 – 29/11/1969).

Manuel da Fonseca destacou-se como romancista, poeta e cronista, e Alves Redol como romancista e dramaturgo. Alves Redol estreou-se com o romance Gaibéus, considerado o iniciador do movimento neo-realista em Portugal. E os livros de poesia Rosa dos Ventos (1940) e Planície (1941) da autoria de Manuel da Fonseca são considerados os primeiros passos da poesia neo-realista.

Para além de terem em comum o neo-realismo, ambos iniciaram muito cedo a sua actividade literária como colaboradores de jornais e revistas e seguiram a mesma orientação política, aderindo ao Partido Comunista Português como forma de oposição ao regime fascista.

Pela sua dimensão, são sem dúvidas dois escritores a descobrir.

Consulte aqui a bibliografia disponível na Biblioteca Municipal de Arganil ou descubra mais sobre estes autores na Internet. No Jornal de Letras nº 1066 de 10 de Agosto pode ler um conjunto de textos sobre estes dois escritores e o neo-realismo, e as suas várias afinidades e diferenças.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!