quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Sugestões de leitura para adolescentes VIII

Uma aventura inquietante de José Rodrigues Miguéis

Uma aventura inquietante parcialmente publicado no jornal “O Diabo” em 1934 e editado em livro pela primeira vez em 1959, é a história de um português que, em Bruxelas, por ter encontrado uma carteira no chão, é acusado de assassínio. Uma história policial, que é em simultâneo uma poderosa meditação sobre a liberdade.

Sul: viagens de Miguel Sousa Tavares

Sul: viagens reúne uma série de histórias sobre o que Miguel Sousa Tavares viu pelas viagens que fez pelo mundo, neste caso para sul.
Ao longo das 230 páginas do livro podemos viajar sem sair de casa: São Tomé e Príncipe, Brasil (Amazónia e Nordeste), Egipto, Índia (Goa), Cabo Verde, Costa do Marfim, França (Guadalupe), África do Sul (Kruger), Argélia (Sahara), Marrocos (Marraquexe), Espanha (Alhambra), Tunísia, Itália (Veneza) e, claro, também Portugal.

Crónica de uma morte anunciada de Gabriel Garcia Márquez

Vítima da denúncia falaciosa de uma mulher repudiada na noite de núpcias, o jovem Santiago Nasar foi condenado à morte pelos irmãos da sua hipotética amante, como forma de vingar publicamente a sua honra ultrajada e sob o olhar cúmplice ou impotente da população expectante de uma aldeia colombiana: é esta a história verídica que serve de base a este romance, e que, logo nas suas primeiras linhas, é enunciada.
A capacidade de Gabriel García Márquez em reconstruir um universo possuído pela nostalgia, mágica e encantatória da infância e a sua genial mestria em contar histórias fazem deste romance mais uma das obras-primas que consagraram definitivamente este autor.

Fonte: http://www.wook.pt/

Harry Potter e a pedra filosofal de J. K. Rowling

Harry Potter é antes de mais o fenómeno editorial de 1999. É-o porque demove crianças de jogos de computador e de infindáveis horas frente ao televisor. É-o porque está traduzido em cerca de 30 idiomas. É-o porque tem angariado os mais importantes prémios de literatura infanto-juvenil. É-o, por fim e entre outras inúmeras razões, porque ocupa há meses consecutivos os primeiros lugares das mais importantes listas de vendas mundiais. Mas Harry Potter, o personagem dos livros de J. K. Rowling, não é um herói habitual. É apenas um miúdo magricela, míope e desajeitado com uma estranha cicatriz na testa.
Estranha, de facto, porque afinal encerra misteriosos poderes que o distinguem do cinzento mundo dos muggles (os complicados humanos) e que irá fazer dele uma criança especialmente dotada para o universo da magia. Admitido na escola Howgarts onde se formam os mais famosos feiticeiros do mundo, Harry Potter irá viver todas as aventuras que a sua imaginação lhe irá proporcionar. Um grande sucesso editorial que os mais jovens adoram e que apetece também aos adultos.

Fonte: http://www.wook.pt/

O martelo de deus e outras histórias do Padre Brown de G. K. Chesterton

Padre Brown, o mais afável de todos os grandes detectives amadores, enfrenta tranquilamente seis espantosos casos. Não há registo, em parte alguma, de detective mais totalmente amador do que o famoso pequeno padre, conhecido em todo o mundo pela sua cara de lua-cheia e o seu enormíssimo guarda-chuva. Ele, que mal sabe distinguir a diferença entre uma impressão digital e uma pegada, goza, porém, de uma infalível intuição do funcionamento lógico da mente criminosa. E mais: a palavra insolúvel não faz parte do vocabulário do Padre Brown.

Fonte: contra-capa do livro



Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!