quarta-feira, 27 de julho de 2011

Sugestões de leitura para adolescentes V





 
A ilha do tesouro de R. L. Stevenson

Robert Louis Stevenson, escritor britânico de finais do século XIX, deixou-nos como legado algumas narrativas que se tornaram clássicas, entres as quais se salienta A ilha do tesouro, uma deliciosa história de piratas cheia de emoções e perigo. Nela são contadas as peripécias vividas por Jim Hawkins, um jovem que se vê envolvido na busca do tesouro enterrado do maldoso capitão Flint. O enredo cativante, delineado com mestria, e a caracterização inigualável das personagens contribuem para que este romance de aventuras continue a ser um dos mais apreciados da literatura universal.

Fonte: contra-capa do livro

Quem me dera ser onda de Manuel Rui

Quem me dera ser onda da autoria do escritor angolano Manuel Rui é a história de dois rapazinhos angolanos que levam para a varanda do seu 5º andar um porquinho e aí, procurando iludir a vigilância das autoridades, o pretendem criar e alimentar. As peripécias desenvolvidas nesse sentido são a espinha dorsal da história. Uma história bem contada, com bastante imaginação e fantasia, que acima de tudo nos dá um “saboroso retrato do quotidiano luandense”.

Fernão Capelo Gaivota de Richard Bach

Capelo Gaivota: a gaivota que recusa a vida monótona do Bando e o voo, tendo como finalidade a alimentação. Quer a aventura, o sonho, a liberdade, mesmo à custa da sobrevivência. Outras seguem o mesmo caminho, que as levará à descoberta das suas infinitas possibilidades e ao paraíso – meta final das suas vidas livres e da sua aventura.

Maria João Vasconcelos
Fonte: www.leitura.gulbenkian.pt/index.php?area=rol&task=view&id=11975

A última valsa de Chopin de José Jorge Letria

Retrato do artista que frequentava os salões da aristocracia e do homem que despertava paixões desenfreadas, A Última Valsa de Chopin revela ao leitor o lado menos conhecido, e mais inquieto e sofrido, do genial compositor, nascido na Polónia no início do século XIX.
Antes de viajar para Paris, com 21 anos, Frédéric François Chopin já tinha tocado para várias plateias europeias. O seu talento único como pianista emocionava quem o ouvia, mas as pessoas não se apaixonavam só pela sua música. Chopin era também um sedutor natural, e a sua inteligência e personalidade constituíam motivo de fascínio à sua volta.
José Jorge Letria, que descobriu a vida e a obra de Chopin na adolescência (e sobre ambos escreveu e publicou poemas e uma peça de teatro), regressou agora a essa paixão, escrevendo, não uma biografia, mas um texto invulgar que resiste à erosão do tempo, indo direito ao coração do leitor.

Fonte: http://www.wook.pt/

Contos da sétima esfera de Mário de Carvalho

Recolha de contos fantásticos, ocorridos nos mais diversos lugares do mundo, reais e imaginários e nos cenários mais variados, numa sucessão de surpresas e espantos que revisitam e reelaboram os grandes mitos, com uma linguagem ora solene, ora parodiada, ora ligeira, adequada sempre a cada um dos temas.

Fonte: http://www.wook.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!