quarta-feira, 20 de julho de 2011

Sugestões de leitura para adolescentes IV







O Domínio dos Deuses de Uderzo e Goscinny

César quer fazer desaparecer a pequena aldeia gaulesa que o ridiculariza e, para isso, ordena a construção de uma cidade romana modelo a rodeá-la. Assim, segundo ele, a aldeia isolada terá de desaparecer ou adaptar-se e tornar-se romana. O arquitecto da cidade começa por se confrontar com os Gauleses que o impedem de arrasar a floresta. No entanto, estes acabam por ceder para que os escravos incumbidos deste trabalho possam ser libertados. Quando o primeiro edifício fica concluído e chegam os primeiros inquilinos romanos, a situação na aldeia degrada-se rapidamente: todos tentam aproveitar a nova clientela. Mas os Gauleses saberão reagir. Com a ajuda - involuntária - de Cacofonix, vão deter a «invasão» que passará a ser apenas um episódio de má memória.

Fonte: www.wook.pt

Dewey: o gato que comoveu o mundo de Vicki Myron e Bret Witter

Dewey Readmore Books é o nome de um amoroso gato encontrado na caixa de devolução de livros da Biblioteca Pública de Spencer, uma pequena cidade do estado do Iowa, nos Estados Unidos, pela directora da Biblioteca, Vicki Myron.
O gato foi adoptado por Vicki e durante 19 anos fez parte do quotidiano da Biblioteca, tendo conquistado o coração dos seus trabalhadores e utilizadores.
Esta é uma história real passada para o papel pouco após à morte do gato. A história revela acima de tudo os fortes laços desenvolvidos entre um gato e uma mulher, e a forma como ambos dedicaram a sua vida à biblioteca.

Eragon de Christopher Paolini

Quando Eragon encontra uma pedra azul polida na floresta, acredita que poderá ser uma descoberta bendita para um simples rapaz do campo: talvez sirva para comprar carne para manter a família durante o Inverno. Mas quando descobre que a pedra transporta uma cria de dragão, Eragon depressa se apercebe de que está perante um legado tão antigo como o próprio Império.
De um dia para o outro, a sua vida muda radicalmente, e ele é atirado para um perigoso mundo novo de destino, de magia e de poder. Empunhando apenas uma espada legendária e levando os conselhos dum velho contador de histórias como guia, Eragon e o jovem dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos obscuros, dum Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras.

Fonte: www.wook.pt

O gato malhado e a andorinha Sinhá: uma história de amor de Jorge Amado

Jorge Amado escreveu O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá em 1948, para o seu filho João Jorge, quando este completou um ano de idade. O texto andou perdido, e só em 1978 conheceu a sua primeira edição, depoi de ter sido recuperado pelo filho e levado a Carybé para ilustrar. Com ilustrações belíssimas, para um belíssimo texto, a história de amor do Gato Malhado e da Andorinha Sinhá continua a correr mundo fazendo as delícias de leitores de todas as idades.

Fonte: http://www.bertrand.pt

Cão como nós de Manuel Alegre

Cão como nós é uma novela em que o autor nos dá a conhecer as saudades que tem de Kurika, um cão da raça epagneul-breton que nasceu com uma estrela branca na testa. Kurika, faz-se presente através das memórias de seu dono, o narrador, intercaladas com as emoções que este nos transmite pelo vazio que sente com a sua ausência física. Durante toda a vida do animal ele foi o único membro na família que tratou Kurika exactamente como ele era, um cão. Com a sua morte compreende que era muito mais que isso… era a alegria à chegada, a presença entre os pés, o olhar atento, a teimosia. Ao longo do livro conhecemos os laços de Kurika com toda a família, e a sua vincada personalidade rebelde, caprichosa e desobediente.
“Não era um cão como os outros. Era um cão rebelde, caprichoso, desobediente, mas um de nós, o nosso cão, ou mais que o nosso cão, um cão que não queria ser cão e era cão como nós.”

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!