sexta-feira, 8 de julho de 2011

Na data do seu nascimento, recordemos Jean de La Fontaine

Jean de La Fontaine foi um notável escritor francês. Muito embora nas fontes haja discrepância quanto à sua data de nascimento, crê-se que La Fontaine nasceu a 8 de Julho de 1621, e faleceu a 13 de Abril de 1695 em Paris.

La Fontaine escreveu poesias, contos e adaptações de comédias populares, tendo travado amizade com autores como Racine, Molière e Boileau. Foram, no entanto, as suas Fábulas Escolhidas (1668-1694), inspiradas nas literaturas clássicas e oriental, e sobretudo em Esopo e Fedro, que lhe trouxeram a celebridade.

A maior parte das suas fábulas põe em cena o mundo dos animais. Estes guardam certas características tradicionalmente atribuídas à respectiva espécie, mas apresentam traços perfeitamente humanos.

“As fábulas foram compostas ao longo de trinta anos (…) La Fontaine amplia o género (…) dá-lhe ressaibos de elegia, de sátira, de epístola moral ou filosófica. (…) A introdução de animais nas fábulas impõe-se simplesmente pela tradição do género que se justifica muito em especial no reinado de Luís XIV, pois permite ao fabulista ser mais audacioso do que se representasse os homens ao natural (…)(1)

Os escritos de La Fontaine tornaram-se, assim, verdadeiros retratos da sociedade, com todos os seus vícios, diferenças sociais e problemas retratados.

“La Fontaine pinta sem piedade a nossa miséria, mas conserva o sorriso do artista que se diverte e deixa ficar no fundo do quadro um cantinho de céu azul por onde a sua alma pode evadir-se e levar-nos consigo (...)” (1)

Muito embora não tivessem sido escritas para crianças, actualmente as Fábulas de La Fontaine são principalmente lidas por e para estas.

“As fábulas são também material de leitura levado até às crianças. (…) o seu papel junto das crianças é susceptível de criar polémica (…).” (2)

Visite a Biblioteca Municipal de Arganil e descubra mais sobre este escritor. Temos disponíveis várias versões das suas fábulas em Português e Francês e também a obra “Contes et nouvelles en vers”.

(1) In: História da Literatura francesa/ Philippe Van Tieghem
(2) In: Breve história da literatura para crianças/ Natércia Rocha

Para saber mais consulte:

http://www.gutenberg.org/browse/authors/l#a1758
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_de_La_Fontaine
http://www.infopedia.pt/$jean-de-la-fontaine
http://www.vidaslusofonas.pt/jean_de_la_fontaine.htm
http://www.astrologosastrologia.com.pt/0=fabulas=laFontaine/livros&letras=literatura_infantil=fabulas-la_fontaine-index.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é bem vindo! Partilhe as suas ideias sobre livros e escritores, tente seduzir alguém para o prazer de ler!